O Projeto de Gestão de Energia e Eficiência Energética possui o intuito de prover um suporte técnico aos gestores do Campus Universitário do Guamá (reitoria, pró-reitoria de administração e prefeitura), com o objetivo de assessorá-los em tomadas de decisões para reduzir os gastos com energia elétrica do campus, gerando assim economia para os cofres públicos. Além disso, auxilia na melhoria da qualidade e eficiência energética dos prédios e sistemas do campus, acompanhando o consumo de energia elétrica por meio da Gestão Integrada e Inteligente, com uso de infraestrutura de monitoramento em tempo real.
O projeto é composto por uma equipe de consultores do CEAMAZON formada por um grupo de docentes e discentes de diversos níveis (graduação, mestrado e doutorado) da UFPA. Essa equipe de Gestão Energética (GE) atua em seis frentes de trabalho, são elas: Sistema de Gestão de Energia Elétrica (SISGEE); Qualidade de Energia Elétrica e Modalidade Tarifária; Eficiência Energética em Edificações; Automação Predial; Sistemas Fotovoltaicos e Medição e Verificação.
O trabalho dessas frentes se dá de forma multidisciplinar, prestando consultorias que resultam na elaboração de relatórios técnicos que apresentam diagnósticos de eficiência e qualidade de energia associadas ao cenário energético atual da universidade, a fim de identificar onde é prioritário atuar de forma assertiva e eficiente. Portanto, na consultoria de todas as frentes são propostas melhorias (ao sistema elétrico) capazes de reduzir eventuais perdas financeiras relacionadas à má operação de equipamentos e multas da concessionária. Também são propostas ações para eficientizar e modernizar o setor elétrico da universidade (rede e edificações), com o uso de novas tecnologias de equipamentos, automação predial e geração de energia renovável.
A equipe do CEAMAZON trabalha de forma alinhada e multidisciplinar. A Gestão de Energia Elétrica (SISGEE) fornece dados e informações técnicas a respeito da energia elétrica do campus que servem de embasamento técnico para as análises e diagnósticos desenvolvidos pelas demais frentes. A frente de trabalho de Qualidade de Energia Elétrica e Modalidade Tarifária realiza estudos de adequação e otimização dos gastos com energia elétrica de forma rápida, eficaz e com custo zero para a instituição. Seus resultados trazem retorno imediato, justamente por não demandarem custos iniciais e trazerem benefícios diretos. Para que outras ações tão efetivas quanto essa possam ser elaboradas e aplicadas, porém com resultados de redução de consumo mais robustos, é de suma importância analisar os parâmetros de tensão, frequência e potência associados ao setor elétrico da UFPA.
A frente de Eficiência Energética em Edificações é responsável pela análise das edificações e seus sistemas (envoltória, iluminação e ar-condicionado) com o objetivo de propor ações de retrofit energético, que alinhados às ações da frente de trabalho de Automação Predial, conseguem ter seu potencial de eficientização ainda mais otimizado. A automação está presente também no gerenciamento de sistemas de consumo de água, que além de atuar na redução do consumo propõe a adoção de medidas sustentáveis para melhoria do desempenho desse sistema.
A frente de Sistemas Fotovoltaicos possui relação direta com a frente de Edificações, suprindo total ou parcialmente a demanda de energia elétrica do prédio, tornando-o quase autossuficiente em relação à produção de energia elétrica.
A frente do Sistema de Gestão de Energia Elétrica (SISGEE), trata-se de uma ferramenta desenvolvida pelo Centro de Excelência em Eficiência Energética (CEAMAZON) que visa o monitoramento em tempo real de grandezas elétricas em regime permanente de determinados pontos localizados em uma planta elétrica. O objetivo desse sistema é efetuar a leitura das informações obtidas pelos medidores instalados, armazenar essas informações em um servidor central, o qual efetuará cálculos automaticamente e filtrar dados para a posterior exibição das informações coletadas e calculadas para o usuário final, de forma simples e intuitiva.
A frente de Automação pode atuar elaborando propostas e desenvolvendo dispositivos para operação automatizada dos sistemas de iluminação, ar-condicionado e bombas d'água. Essa atuação pode se dar tanto em relação à automação, como também no gerenciamento dos sistemas supracitados, possibilitando assim, a redução do consumo de energia e de água. Além dos benefícios da redução do consumo, ocorre também a adoção de medidas mais sustentáveis para melhoria do desempenho desses sistemas.
Por fim, a frente de Medição e Verificação visa a realização de diagnósticos energéticos e a submissão em Chamadas Públicas de Projetos (CPP). Essas chamadas permitem que a UFPA possa pleitear os recursos destinados pelas concessionárias de energia elétrica e por entidades públicas como forma de financiamento das ações de eficiência energética.
Entretanto, para que todas as frentes de trabalho atuem de forma eficiente, entra em cena a auditoria ou diagnóstico energético completo das edificações e sistemas prediais advinda das seis frentes de trabalho anteriormente citadas. Essas relações de conexão entre as frentes de trabalho estão ilustradas na Figura 1.
Figura 1 - Organograma das equipes no projeto.
A atuação conjunta das frentes de trabalho do Projeto de Gestão é fundamental para que se consiga identificar os agentes que estão relacionados com a demanda de energia elétrica, para que os gestores da UFPA possam gerir melhor o recurso, agindo de forma prioritária, pontual e assertiva.