| Impact of Electric Vehicles Consumption on Energy Efficient and Self-Sufficient Performance in Building: A Case Study in the Brazilian Amazon Region
Você sabe qual o impacto do consumo de veículos elétricos no desempenho de eficiência energética e autossuficiência em edificações NZEB?
Então não deixe de ler o artigo científico "Impact of Electric Vehicles Consumption on Energy Efficient and Self-Sufficient Performance in Building: A Case Study in the Brazilian Amazon Region", publicado na revista Energies.
O estudo implementa o método Monte Carlo para simular a chegada, o tempo de carregamento e a potência dos veículos elétricos e seu impacto no consumo anual de um edifício usando o software OpenDss. O desempenho de eficiência e autossuficiência energética da edificação é avaliado pela nova metodologia do Programa Brasileiro de Etiquetagem de Edifícios (PBE Edifica), a Instrução Normativa do INMETRO para Classificação de Eficiência Energética de Edificações Comerciais de Serviços e Públicas (INI-C), utilizando o software EnergyPlus.
Este artigo faz parte da Tese de Doutorado da nossa Pesquisadora e Arquiteta MSc. Ana Carolina Dias, juntamente com Jonathan Muñoz Tabora, Filipe Menezes de Vasconcelos, Gabriel Abel Massunanga Moreira, João Alves, Emilia Tostes, Carminda Célia Moura de Moura Carvalho e Andréia Antloga do Nascimento.
- Artigo disponível no link: https://www.mdpi.com/2914582
Edificações NZEB - Nearly Zero Energy Building, que em português significa "Edifício de Energia Quase Zero". Trata-se de um tipo de construção projetada para ter um consumo de energia muito baixo, quase nulo. Isso é alcançado através de uma combinação de alta eficiência energética e o uso de fontes de energia renováveis, como solar ou eólica, para atender às necessidades energéticas do edifício. O objetivo dos edifícios NZEB é reduzir significativamente o impacto ambiental, diminuindo o consumo de energia e as emissões de carbono.